PROGRAMAS

Memorial Descritivo Completo

Desenvolvemos os programas de Garantia de Qualidade (PGQ) , Educação Permanente (PEP) e Proteção Radiológica (PPR) de acordo com o panorama de cada serviço.

Mapeamento Individualizado

Mapeamos as tecnologias, os processos, os riscos e as características de cada serviço individualmente, visando elaborar programas viáveis e que descrevam a realidade de cada instalação.

Implementação Assessorada

Auxiliamos na implementação dos programa de acordo com suas necessidades e possibilidades, buscando a conformidade com as normas, a qualidade dos serviço prestados e a segurança da equipe e dos pacientes.

Programa de Garantia de Qualidade

Buscamos mapear os serviços e desenvolver um PGQ que contemple o gerenciamento das tecnologias, dos processos e dos riscos inerentes a eles.

Programa de Educação Permanente

mínimo, medidas de prevenção, de controle e de vigilância e monitoramento, para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos radiológicos.

Programa de Proteção Radiológica

Atuamos desenvolvendo medidas de prevenção, de controle e de monitoramento ajustando ao para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos.

RDC 611

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 611/2022 estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas. Entre as exigências desta norma, destacam-se a implementação dos Programas de Garantia de Qualidade, Educação Permanente e Proteção Radiológica, cada um deles desempenhando um papel essencial na segurança do paciente, do público e dos profissionais da saúde.

Programa de Garantia de Qualidade (PGQ)

O Programa de Garantia de Qualidade visa contemplar o gerenciamento das tecnologias, dos processos e dos riscos inerentes ao serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista e, com isso, assegurar que os equipamentos de radiodiagnóstico operem dentro dos padrões de desempenho adequados, minimizando erros e garantindo exames de alta qualidade. Conforme a RDC 611, como exemplo, este programa deve incluir:

  • Gerenciamento de Tecnologias

    • A previsão da realização de testes de aceitação e controle de qualidade dos equipamentos;

    • O registro e análise de desempenho dos equipamentos;

    • O estabelecimento e a implementação de padrões de qualidade de imagem para garantir a sua manutenção;

    • A implementação de medidas corretivas quando necessário;

    • A previsão de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos para fins de garantia da qualidade e da segurança destes sistemas.

  • Gerenciamento dos Processos de Trabalho

    • O estabelecimento de procedimentos operacionais, visando garantir que toda a equipe conheça e execute suas atividades adequadamente;

    • A conformidade dos procedimentos operacionais, rotinas e protocolos com a legislação vigente e com as evidências científicas atualizadas.

  • Gerenciamento de riscos

    • A identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos, conforme as demais normativas aplicáveis;

    • A investigação documentada que determine as causas das possíveis falhas, suas consequências e as ações preventivas e corretivas necessárias;

    • A notificação das autoridades sanitárias competentes das situações previstas nas normativas aplicáveis.

A importância do PGQ está na prevenção de falhas técnicas, garantindo que os exames de imagem sejam realizados com precisão, reduzindo repetições desnecessárias e otimizando as doses de radiação utilizadas. Além disso, quando couber, ela busca criar mecanismos para suspender imediatamente a utilização dos equipamentos mediante parecer do responsável técnico e do supervisor de proteção radiológica.

Programa de Educação Permanente (PEP)

O Programa de Educação Permanente é essencial para a capacitação contínua dos profissionais envolvidos no uso de radiação ionizante, bem como para garantir o adequado gerenciamento dos processos de trabalho e dos riscos inerentes às tecnologias do radiodiagnóstico. O PEP deve abranger, entre outros pontos, os seguintes:

  • As capacitações e treinamentos inicial e periódicos, com frequência mínima anual;

  • A atualização sobre os procedimentos seguros e eficazes e sobre as evidências científicas;

  • O desenvolvimento de boas práticas para redução da exposição ocupacional e do paciente.

A educação contínua reduz erros humanos, promove maior segurança operacional e melhora a qualidade dos serviços prestado, garantindo que os profissionais estejam sempre alinhados com as melhores práticas.

Programa de Proteção Radiológica (PPR)

O Programa de Proteção Radiológica tem como objetivo contemplar, no mínimo, as medidas de prevenção, de controle, de vigilância e monitoramento, dos serviços de radiodiagnóstico ou radiologia intervencionista , para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos radiológicos. Entre as medidas previstas pela RDC 611, estão:

  • A definição de técnicas, equipamentos, acessórios e processos de trabalho;

  • O estabelecimento de medidas de prevenção e segurança em proteção radiológica e do uso adequado de EPIs;

  • O monitoramento da exposição ocupacional e dosimetria;

  • A investigação dos casos de doses que atingirem ou excederem os níveis de investigação estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A implementação do PPR protege tanto os profissionais quanto os pacientes, assegurando que a radiação seja utilizada de forma controlada, de acordo com as práticas adequadas à área das radiações ionizantes e dentro dos limites estabelecidos pelas normas regulatórias.

Conformidade e Segurança é com a PROPHY!

A PROPHY possui uma equipe de especialistas altamente qualificados para auxiliar no desenvolvimento e implementação dos Programas de Garantia de Qualidade, Educação Permanente e Proteção Radiológica, garantindo que sua instituição esteja em total conformidade com a RDC 611.

Ao contratar a PROPHY, você estará buscando assegurar:

  • Conformidade regulatória: Evitando autuações e mantendo seu serviço alinhado às normas vigentes;

  • Segurança da equipe e dos pacientes: Reduzindo os riscos associados às práticas;

  • Otimização da qualidade do serviço: Melhorando a qualidade e reduzindo as doses de radiação dos exames realizados;

  • Padronização das rotinas, protocolos e procedimentos operacionais: Buscando que a sua equipe siga padrões uniformes, reduzindo variações na execução das atividades para garantir maior eficiência e precisão nos serviços prestados.

Conte com a PROPHY para desenvolver, implementar e assessorar a gestão dos seus programas, proporcionando tranquilidade, qualidade e segurança ao seu serviço de radiodiagnóstico! Entre em contato conosco e leve sua instituição ao mais alto padrão de excelência!