CONTROLES DE QUALIDADE

Avaliação do Desempenho

Realizamos avaliações periódicas para garantir que seus equipamentos operem dentro dos padrões técnicos exigidos.

Segurança e Conformidade

Minimizamos riscos e otimizamos a segurança dos pacientes e profissionais, garantindo a conformidade com as normas regulatórias.

Atendimento em Horários Alternativos

Priorizamos o horário de funcionamento do seu serviço e, por isso, também realizamos atendimentos fora do horário comercial e em finais de semana.

Garantia da Qualidade e Segurança Radiológica

A Norma ABNT NBR ISO 9000, que descreve os conceitos fundamentais e princípios de Gestão da Qualidade, define Garantia da Qualidade como "parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos". Por outro lado, denomina o Controle de Qualidade como "parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade".

No Brasil, a RDC Nº 611, de 9 de março de 2022, estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas. Segundo esta Resolução, as capacitações e treinamentos periódicos devem contemplar, além do estabelecido nas demais normativas aplicáveis, no mínimo, os seguintes tópicos:

  • segurança do paciente;

  • gerenciamento dos riscos inerentes às tecnologias utilizadas;

  • Programa de Garantia da Qualidade;

  • Programa de Proteção Radiológica, quando couber; e

  • normativas aplicáveis.

A RDC Nº 611 determina que as exposições ocupacionais normais de cada indivíduo, decorrentes de todas as suas práticas, devem ser controladas de modo que não excedam os limites de dose estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na Norma CNEN NN 3.01, atualizada pela Resolução CNEN 323, de abril de 2024. As instalações e atividades que utilizam raios X para fins de diagnóstico médico, odontológico e veterinário NÃO estão sob controle regulatório da CNEN, contudo, os requisitos de justificação, limitação de dose e otimização da proteção radiológica estabelecidos nesta norma aplicam-se a estas instalações e atividades. A CNEN NN 3.01 dispõe sobre os princípios gerais e requisitos básicos para a radioproteção das pessoas e do meio ambiente e para a segurança radiológica das fontes de radiação ionizante. Nossa equipe oferece a avaliação contínua das condições de trabalho da sua empresa quanto aos aspectos de proteção radiológica, bem como todo suporte necessário em relação a sinalizações e classificação de ambientes.

A Prophy realiza a classificação de áreas com precisão, aliada a levantamentos radiométricos, garantindo a máxima segurança para os profissionais e o público. Além disso, definimos com rigor os indivíduos que devem ser monitorados mensalmente via dosímetro. Nossos testes de fuga de cabeçote asseguram que todos os exames sejam conduzidos em conformidade com as normativas vigentes, reforçando a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Cada Instrução Normativa (IN) da RDC Nº 611 aborda requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em diferentes tecnologias e sistemas de imagem do radiodiagnóstico. Clique nas INs abaixo para fazer download.

A Prophy é uma empresa especializada em serviços de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear comprometida com a segurança e com a eficiência diagnóstica. Realizamos testes de aceitação, desempenho e constância em equipamentos de raios X, Tomografia Computadorizada, Mamografia e Fluoroscopia. Além disso, oferecemos consultoria para a implementação de Programas de Garantia da Qualidade (PGQ) e Proteção Radiológica. Prestamos, ainda, serviços de Controle de Qualidade em Medicina Nuclear, assegurando a conformidade com as diretrizes da Anvisa e com as normativas nacionais, como a CNEN NN 3.01 e as demais:

  • CNEN NN 3.05, de 2013: dispõe sobre os requisitos de segurança e proteção radiológica em Serviços de Medicina Nuclear in vivo;

  • CNEN NN 6.02, de 2022: que dispõe sobre o licenciamento de instalações radiativas que utilizam fontes seladas, fontes não seladas, equipamentos geradores de radiação ionizante e instalações radiativas para produção de radioisótopos.

Radiografia Convencional

Fluoroscopia e Radiologia Intervencionista

Mamografia

Tomografia Computadorizada

Radiologia Odontológica Extraoral

Radiologia Odontológica Intraoral

US Diagnóstica e Intervencionista

Ressonância Magnética

Medicina Nuclear

Medidor de Atividade

PET/CT e SPECT

Gama Probe e Sonda de Captação

Controle de Qualidade é com a PROPHY!

A Prophy realiza o comissionamento de instalações de Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico, assegurando que todas as etapas de planejamento da instalação atendam aos requisitos regulatórios e padrões de segurança. Realizamos testes de aceitação de equipamentos, verificando criteriosamente desempenho, calibração e conformidade técnica para garantir diagnósticos precisos e seguros desde o início das operações.

Oferecemos soluções completas para garantir a excelência dos serviços de imagem, atendendo a RDC Nº 611 e a CNEN 3.05. Contamos com uma equipe formada por especialistas em suas área de atuação e com experiência para assegurar que os equipamentos sejam operados dentro das condições de uso estabelecidas pelas normativas aplicáveis e nas especificações dos fabricantes.

Conte com a Prophy para assegurar a qualidade e a segurança das suas instalações e equipamentos!