LEVANTAMENTO

RADIOMÉTRICO

Garanta a Conformidade

Avaliamos se os níveis de radiação nas áreas livres e controladas estão dentro dos limites estabelecidos para garantir a proteção ocupacional e do público.

Avalie as Blindagens Instaladas

Verificamos se as barreiras físicas (paredes, portas, etc) construídas estão atenuando a radiação adequadamente para proteger áreas adjacentes.

Identifique e Corrija Falhas

O levantamento radiométrico é essencial para detectar falhas nas blindagens e permitir a correção para a segurança da área, dos trabalhadores e do público.

O que é o Levantamento Radiométrico?

O levantamento radiométrico é um procedimento essencial para garantir a segurança dos ambientes que utilizam equipamentos emissores de raios X, bem como para garantir a segurança das áreas vizinhas as salas onde estão instalados estes equipamentos. Neste processo avalia-se a intensidade da radiação ionizante que é capaz de atravessar as barreiras de proteção (como paredes, portas e visores) para verificar se elas estão adequadas para proteger os trabalhadores e o público em geral da exposição a níveis excessivos de radiação.

Para a realização do Levantamento Radiométrico são escolhidos pontos de interesse na área externa a sala de exames, como portas ou paredes e realizadas, com o acionamento do equipamento emissor de raios X, leituras do nível de radiação nestes pontos. Os medidores utilizados para avaliação da radiação que atravessa as estruturas da sala são extremamente sensíveis para identificar pequenas quantidades de raios X que possam atravessar estas estruturas físicas das sala. Deste modo, são identificadas as diversas barreiras que compõem a sala de exames e avaliadas elas atendem ao requisitos legais para segurança radiológica da instalação.

A realização do levantamento radiométrico não apenas atende a exigências legais, mas também assegura o cumprimento de padrões internacionais de segurança radiológica, prevenindo riscos à saúde.

O levantamento radiométrico tem como principais funções:

  • Garantir a conformidade com os limites de dose estabelecidos pela legislação;

  • Avaliar a efetividade das barreiras de proteção instaladas;

  • Validar os projetos de blindagem e a execução das blindagem das salas de exames;

  • Garantir a segurança dos indivíduos ocupacionalmente expostos e do público;

  • Identificar e possibilitar a correção de falhas nas blindagens de radiação ionizante existentes.

Legislação Brasileira

No Brasil, o levantamento radiométrico é exigido pela RESOLUÇÃO RDC Nº 611/2022 e pelas suas respectivas Instruções Normativas (INs). A RDC 611 estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas. A resolução, em seu artigo 64, coloca como uma medida de vigilância e monitoramento em proteção radiológica que um novo laudo de levantamento radiométrico deve ser elaborado sempre que houver modificações na infraestrutura, nos equipamentos ou nos processos de trabalho que influenciem as medidas de proteção radiológica do serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista, ou quando decorrerem 4 (quatro) anos contados da realização do último levantamento.

Está exigência é obrigatória os equipamentos de raios X (IN 90), arco C e fluoroscopia (IN 91), mamografia (IN 92), tomografia computadorizada (IN 93), radiologia odontológica extraoral (IN 94) e intraoral (IN 95).

Normas e Guias Internacionais

O levantamento radiométrico é abordado em diversas normas e guias internacionais, que oferecem diretrizes técnicas para a proteção contra radiação. Dentre os principais entidades que abordam o assunto, destacam-se:

  1. ICRP - Comissão Internacional de Proteção Radiológica: Suas publicações recomendam limites e princípios de proteção radiológica.

  2. IAEA Safety Standards (International Atomic Energy Agency): Oferece informações detalhadas sobre proteção e segurança em instalações radiológicas e radiativas.

  3. NCRP (National Council on Radiation Protection and Measurements): Oferece guias e informativos sobre limites de dose e procedimentos de monitoramento.

Esses documentos são amplamente utilizados como referência em todo o mundo. Você pode acessá-los nos links abaixo:

A PROPHY

Na PROPHY, contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados, pronta para atender às exigências legais e garantir a segurança de sua instalação. Com vasta experiência e compromisso com nossos clientes, realizamos levantamentos radiométricos utilizando equipamentos modernos e seguindo as melhores práticas internacionais.

Garanta a conformidade legal da sua instituição e a proteção radiológica da sua equipe e da sua comunidade com a PROPHY!
Entre em contato conosco!